Uso do Assistentes Inteligentes – 3 Cases de Chatbot

Uso do Assistentes Inteligentes – 3 Cases de Chatbot

A expansão do chatbot é um fenômeno global nos últimos anos. Praticamente todos os tipos de empresas, de todos os setores da economia, utilizam o assistente inteligente para algum fim. O chatbot pode ser aplicado no serviço ao cliente, respondendo perguntas frequentes e resolvendo problemas básicos de documentação. No marketing, recomendando novas ofertas e montando o perfil do cliente através das perguntas corretas. Na área de vendas, como um assistente integrado ao CRM que responde rapidamente aos leads, ou até mesmo fechando a venda através do chat. No RH, auxiliando internamente na gestão de férias, folha ponto e dúvidas frequentes. Até mesmo na TI assumindo o papel de helpdesk.  

E esse boom no mercado se deve ao fato de que assistente inteligente dá resultado. Aqui na Aspinbots acompanhamos a implementação de assistentes inteligentes em diversas organizações. Todas elas relataram diminuição nos custos do atendimento, uma otimização do tempo da equipe e a qualificação do banco de dados. 

Acompanhe agora alguns cases nacionais e internacionais na utilização do chatbot, veja como ele pode entregar muito mais quando utilizado de forma estratégica e  planejada:

Case 1 – Gelateria Bacio di Latte

Na campanha do Mês do Amor 2018, a gelateria produziu uma promoção para distribuição de “gelatos elegantes” através do Messenger. A campanha uniu as duas principais comemorações do mês de junho. Para quem não sabe, o Dia dos Namorados e as Festas Juninas. Elaborou assim uma espécie de correio elegante virtual. 

O usuário interagia com o chatbot e criava uma mensagem para a pessoa amada. Esse recado era enviado juntamente com um voucher que dava direito a um gelato grátis em qualquer loja da rede naquele dia.

A campanha foi um sucesso. Um milhão de pessoas impactadas, 64 mil vouchers distribuídos e 3 toneladas de gelatos grátis. Viu como uma boa estratégia faz um bom case? O chatbot foi peça essencial para o sucesso da campanha.

Case 2 – AMTRAK

Amtrak é a empresa estatal federal de transporte ferroviário de passageiros dos Estados Unidos. Ela fornece serviços nos 48 estados contíguos no país norte-americano.

Ela implementou a Julie, uma assistente inteligente que responde os usuários através de texto e voz. As demandas são principalmente encontrar informações sobre como fazer uma reserva. Mas outras também são populares, como informações sobre o programa de recompensas da Amtrak e informações sobre a estação e a rota.

Ela foi projetada para orientar os usuários por meio do amtrak.com. Eles utilizaram recursos de linguagem natural e uma ampla base de conhecimento do site.

De acordo com os responsáveis, após a chegada de Julie, a estatal obteve um crescimento de 25% no número de reservas. E mais de um milhão de dólares economizados nos custos de atendimento ao cliente, por ano.

Case 3 – BabyCentre

O BabyCentre é um portal britânico que oferece apoio aos pais de primeira viagem, oferecendo muito conteúdo para todas as etapas da maternidade. Ele faz parte do conglomerados de empresas da Johnson & Johnson

O chatbot, nesse caso, é utilizado principalmente no Facebook Messenger. Através de perguntas específicas ele entende a dor dos pais e sugere aconselhamentos e dicas para o momento que os pais estão passando. Como por exemplo, quando se pode começar a dar comidas sólidas para criança?

O bot também é empregado no e-mail. Sempre que entra um novo assinante, ele é questionado sobre a idade do bebê, para que assim seja enviado conteúdo de acordo com o crescimento da criança.

Comparando as duas soluções, o chatbot teve uma taxa de leitura 84% superior ao e-mail. Se tornando assim a principal ferramenta de direcionamento para o site.

Esses foram três cases que mostram como o chatbot está beneficiando a comunicação online com as organizações, seja em ações pontuais ou no atendimento cotidiano. É preciso estar em evolução constante, implementar um chatbot é se posicionar na dianteira da corrida contra a concorrência.

Entre em contato com a Aspinbots, vamos conversar sobre suas dores e como um assistente inteligente pode auxiliar no seu negócio.

 



WhatsApp chat