Potencializando o Social Commerce com Chatbots

Social Commerce com chatbots

Potencializando o Social Commerce com Chatbots

A Internet se tornou uma ferramenta essencial para as empresas interagirem com os clientes e aumentarem as vendas de forma escalável. Para isso se tornar uma realidade, é muito importante que haja um foco na prática do Social Commerce com chatbots.

Afinal, as redes sociais têm sido cada vez mais empregadas pelos internautas para obter informações, interagir com amigos e iniciar processo de compras. Essa nova realidade não pode ser ignorada pelas companhias, porque proporciona um ambiente favorável para expandir as vendas.

Neste artigo, vamos destacar o poder das redes sociais no processo de aquisição de produtos e serviços e como os chatbots colaboram com esse processo. Confira!

Entenda o cenário atual

Em primeiro lugar, é preciso destacar que o social commerce consiste na prática de comercialização pelas redes sociais. Essa tendência literalmente veio para ficar, pois é inquestionável o interesse das pessoas em utilizar ferramentas, como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp no dia a dia.

De acordo com pesquisa feita pela Hootsuite e a We Are Social, o mundo tinha cerca de 4,3 bilhões de pessoas usuárias das redes sociais, em 2020. Esse número corresponde a 55,1% da população mundial, que é de 7,8 bilhões de seres humanos.

Esse estudo também apontou que houve um crescimento, em 2020, de mais de 330 milhões de usuários de internet no mundo. Além disso, indicou que 70% dos internautas utilizam as redes sociais para obter dados sobre mercadorias ou serviços que pretendem comprar.

Outro fator que justifica um maior foco em Social Commerce com chatbots envolve o interesse das pessoas em utilizar a rede mundial de computadores para adquirir produtos. Isso se tornou ainda mais nítido com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que exigiu um maior cuidado com a circulação em áreas comerciais, como forma de prevenir a doença.

Além da comodidade e da possibilidade de encontrar produtos mais atraentes, a internet possibilita um acesso mais facilitado a diversas opções de maneira extremamente veloz, algo que o comércio tradicional não é capaz de proporcionar.

Aproveite o potencial da tecnologia

Se realmente está disposto a usar as redes sociais para elevar as vendas de forma estratégica, um excelente caminho é apostar nos chatbots. Afinal, esse recurso tecnológico oferece uma série de vantagens para os empreendedores.

Uma delas consiste em expandir a capacidade do atendimento, porque permite tirar dúvidas dos consumidores durante o dia inteiro, sem interrupções. Isso é muito importante para tornar o contato com o público-alvo mais amplo e acessível.

Outro aspecto positivo abrange a automatização do atendimento, em que podem ser fornecidas respostas com base nas perguntas feitas pelos usuários. Dessa maneira, o público-alvo obtém informações valiosas que contribuem bastante para decidir ou não sobre a compra de um produto ou serviço.

Com o uso inteligente de chatbots também é viável informar sobre o status de um pedido. Em vez de o cliente entrar no site da loja para acompanhar o processo de entrega, ele recebe dados pelo WhatsApp ou Facebook Messenger, o que facilita bastante a comunicação.

São diversos fatores que mostram a necessidade de as empresas adotarem o Social Commerce com chatbots o mais rápido possível. Com certeza, essa iniciativa está totalmente conectada com as prioridades dos consumidores modernos.

Se está em busca de uma interação mais prática com o público-alvo pelas redes sociais, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para mostrar como chatbots podem ser úteis nesse processo.