Como Gerar Leads Qualificados com Chatbot

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Como Gerar Leads Qualificados com Chatbot

Expandir a carteira de clientes é um dos principais objetivos das empresas, porque é uma forma de manter o negócio fortalecido e com perspectivas de crescimento sustentável. Para atingir esse objetivo, uma das alternativas mais adotadas é gerar leads com chatbot.

Por ser um mecanismo com alto nível de disponibilidade, por funcionar sem interrupções, um assistente virtual permite uma interação permanente com o público-alvo. O cliente pode entrar em contato a qualquer hora com a empresa e obter informações úteis para decidir por uma compra.

Neste artigo, vamos mostrar como é possível a geração de leads qualificados com o apoio do chatbot. Confira!

Suporte na oferta de bons conteúdos

À medida que um possível cliente interage com um assistente virtual, torna-se mais simples gerar leads com chatbot de maneira qualificada. Isso acontece em virtude das interações e respostas disponibilizadas ajudarem a traçar um perfil dos conteúdos ideais para converter e fortalecer o engajamento.

A partir do envolvimento apresentado pelo lead, uma empresa pode identificar o momento certo para disponibilizar um e-book com dicas valiosas sobre como usar um determinado serviço ou produto, com foco na resolução de um problema, por exemplo.

Com esse procedimento, é possível educar o público-alvo de forma mais consistente, criando uma maior identificação com a marca, fator decisivo para manter o relacionamento e decidir pela compra.

Promover campanhas de forma mais simples

Outra maneira de gerar leads com chatbot engloba o uso do mecanismo Click to Chat WhatsApp, que possibilita ao usuário começar uma conversa utilizando somente um clique. E isso pode ser feito mesmo sem o número da empresa inserido na agenda.

Para você entender isso melhor, um bom exemplo é quando um internauta se interessa pelo conteúdo de uma companhia no Instagram e clica em um link de redirecionamento. Ao fazer isso, ele pode iniciar uma conversa pelo WhatsApp.

Com base nos dados colhidos durante a interação, é viável identificar padrões de comportamento que permitem aperfeiçoar a abordagem e verificar os que estão mais propensos a seguir uma marca e a consumir os produtos ou serviços oferecidos.

Cadastramento dos visitantes

É uma fase crucial para gerar leads com chatbots. Em geral, o cadastro dos usuários pode ser feito de duas formas. Uma delas contempla o envio de uma landing page, onde há um formulário com dados a serem preenchidos (nome, e-mail, telefone etc.).

Também é possível fazer coleta pelo chatbot no próprio aplicativo de mensagens. Nessa situação, é preciso que o recurso seja configurado para fazer questionamentos ou solicitações (nome, e-mail, entre outras), antes de disponibilizar o link para baixar um e-book.

O mais indicado é optar pela comunicação dentro do aplicativo, porque é uma forma de facilitar a interação com o público. Hoje, os consumidores querem resolver as demandas com bastante praticidade, e isso deve ser valorizado por ajudar na captação e fidelização.

Comunicação personalizada

Uma das vantagens mais expressivas do chatbots é a capacidade de interagir com as pessoas com base no histórico das conversas. Essa prática é relevante para uma comunicação personalizada que seja capaz de identificar, a partir da inteligência artificial, os produtos e serviços ideais para serem oferecidos.

Um bom planejamento e o uso estratégico da tecnologia propiciam às empresas gerar leads com chatbots de forma cada vez mais eficiente. Isso é fundamental para reduzir os custos de aquisição de clientes e aumentar a visibilidade da marca.

Se você está em busca de uma interação mais inteligente com o público-alvo, entre em contato conosco agora mesmo. Também vale a pena visitar a nossa home page para saber como funciona um assistente virtual.