É Possível Utilizar o Chatbot para Contabilidade?

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É Possível Utilizar o Chatbot para Contabilidade?

Pode ser que você, que trabalha em um escritório contábil, nunca tenha pensado em utilizar um chatbot para contabilidade. Ou se pensou, ainda não tem muita certeza no que exatamente essa ferramenta pode auxiliar. Nas próximas linhas mostraremos que é, sim, possível utilizar um chatbot para contabilidade. E também explicaremos como o chatbot pode se tornar um diferencial competitivo para o seu negócio, otimizando processos e economizando tempo.

Os bots têm sido amplamente utilizados em diversos setores, proporcionando redução de custos, mais velocidade no tempo de resposta e aumento da capacidade de operação a partir da automatização do atendimento.

Vamos entender um pouquinho mais sobre cada um desses benefícios? 

Vantagens do Chatbot para Contabilidade

São diversas as vantagens que um assistente virtual inteligente agrega ao escritório de contabilidade.

Diminuição de Erros

A rotina de quem trabalha com contabilidade é cheia de processos metódicos e atividades que precisam estar em conformidade. O chatbot, por ser uma solução que funciona a partir de parâmetros pré-estabelecidos, reduz de forma considerável a possibilidade de erros, tanto nas atividades do dia a dia quanto no atendimento ao público externo.

Redução de Custos

Quando implementado, o chatbot automatiza diversos processos que antes dependiam de equipes. Com isso, sua empresa não necessita de um time tão amplo para a realização de determinadas tarefas. Além disso, o chatbot atende de forma ininterrupta, melhorando o nível do atendimento ao cliente e evitando possíveis perdas de cliente por indisponibilidades.

Mais Engajamento

Engajamento é envolvimento real, vontade de conversar. Com um poder de resposta instantânea, por estar ligado ao banco de dados, o chatbot aumenta consideravelmente o índice de satisfação do atendimento. O assistente virtual pode ser utilizado no Facebook, Instagram, no site e também no WhatsApp, enviando ofertas personalizadas e respondendo de forma imediata qualquer dúvida do público. 

Qualidade no Atendimento

Pensou em chatbot, pensou em agilidade. Sempre pronto para resolver o problema do cliente, a qualidade do atendimento atinge níveis superiores após a implantação do bot. Inclusive, o chatbot é uma excelente ferramenta para mensurar a qualidade do atendimento. Com técnicas de pesquisa de opinião, o assistente virtual pode extrair o sentimento do cliente em relação ao serviço prestado.

Escalabilidade

Como aumentar a carteira de clientes sem precisar aumentar os recursos para atender todos eles? O chatbot permite a expansão sem o aumento proporcional dos custos. Com a capacidade de atendimento simultâneo ele suporta o crescimento do volume de chamados e informações.

Vamos supor que seu gargalo seja na época de declaração do imposto de renda. Imagine o quanto um chatbot pode auxiliar tirando dúvidas sobre prazos, valores, documentos necessários e diversas outras questões específicas desse serviço. O robô vai escalar sua capacidade de atendimento e permitir que seu negócio escale no número de clientes. 

Otimização de Processos

Automatizando as tarefas mais mecânicas de atendimento, o seu escritório contábil possibilita que os profissionais foquem em atividades estratégicas. O chatbot reduz as atividades operacionais, otimiza o tempo dos funcionários e absorve o trabalho repetitivo.

Como você viu, são muitos os benefícios de um chatbot para contabilidade. Se você tem interesse em contar com essa ferramenta, entre em contato conosco. Somos parceiros da Take, a maior desenvolvedora de assistentes virtuais do Brasil. Nunca testou um chatbot? Acesse nossa home e interaja com a nossa demonstração de assistente virtual.