Fidelização de Clientes Através do Chatbot

fidelização de clientes através do chatbot

Fidelização de Clientes Através do Chatbot

O serviço de atendimento ao consumidor está evoluindo e já compreendeu que o relacionamento é um fator muito importante para a manutenção do cliente. Entendendo que a experiência do cliente é fator fundamental, muitas empresas apostam na fidelização de clientes através do chatbot.

Na sequência, vamos conhecer melhor essa solução de relacionamento com o consumidor e como ela pode ser útil para o seu negócio.

Para Relembrar: O que é Chatbot?

No contexto empresarial o chatbot é um sistema criado para interagir automaticamente com os usuários em uma aplicação de mensagens, como exemplo muito útil e presente no nosso cotidiano, temos o Messenger e o WhatsApp.

Esse software é preparado com alguns comandos e respostas que são acionados conforme as frases e perguntas enviadas pelo usuário. Além disso, ele também pode adotar o aprendizado automático de máquina (machine learning), uma das tecnologias de inteligência artificial.

Assim, o sistema aprende mais e mais a cada interação, aprimorando o seu conhecimento para simular uma conversa humana. Dessa forma, as interações se tornam muito próximas de uma conversa de pessoa para pessoa.

Há alguns anos o chatbot já vem sendo apontado como a grande aposta do marketing digital. E nesse meio tempo a tecnologia vem se aprimorando para melhorar as interações com o consumidor, tornar as respostas cada vez mais humanizadas e aumentar o leque de serviços que o chatbot pode oferecer.

E quais são as Vantagens do Chatbot para o seu Negócio?

O chatbot traz vantagens tanto para o consumidor quanto para as empresas. E a seguir, vamos mostrar porque vale a pena investir nessa tecnologia:

  •         Agilidade nos Atendimentos

O consumidor não fica satisfeito ao esperar atendimento no telefone ou ser direcionado para diferentes setores até resolver o seu problema. O chatbot, então, é uma solução para agilizar esse atendimento e conquistar a satisfação do consumidor, pois o robô fica disponível 24h e entrega as respostas na mesma hora.

  •         Suprir Alta Demanda

O Chatbot é uma peça essencial no atendimento, podendo resolver demandas básicas e complexas sem precisar encaminhar para o atendimento humano. Assim, o chatbot permite desafogar o setor de atendimento e aumentar a produtividade da equipe.

  •         Redução de Custos

Os chatbots podem reduzir custos em diversas áreas de sua empresa, principalmente no atendimento, onde ele otimiza o custo de cada cliente atendido, tanto no volume quanto na infraestrutura de comunicação. 

E como Obter a Fidelização de Clientes Através do Chatbot?

Com um alto grau de personalização e aprendizado, o chatbot consegue desenvolver uma comunicação próxima com o usuário. Conforme a tecnologia adotada, ele pode até aprender gírias e estilos de linguagem, estreitando assim, o seu relacionamento e fidelizando os clientes.

Como um ótimo resolvedor de problemas, o chatbot está sempre disponível para resolver questões como segundas vias, consulta de agenda, dicas de compra, perguntas frequentes e diversas outras demandas.

Os chatbots também podem ser úteis em ações criativas de engajamento, que tendem a obter um impacto ainda maior, dependendo do direcionamento da campanha. Vale lembrar que geralmente o chatbot é diretamente associado ao atendimento ao cliente. Mas essa não é sua função exclusiva.

Chatbot Muito Além do Atendimento

O chatbot também pode ser usado como uma força de vendas da empresa. Você pode identificar potenciais clientes e fazer ofertas direcionadas, conforme o seu perfil de navegação e histórico de compras, por exemplo. Além disso, o chatbot também pode ser usado em ações de engajamento do público.

Para exemplificar, podemos falar da distribuição gratuita de Fanta Guaraná em unidades do McDonald’s, na época do lançamento do produto, que teve como canal de interação um robô da marca. Ou da ação da Gelateria Bacio di Latte, em 2018, quando distribuiu “gelatos elegantes” através do messenger e impactou mais de 1 milhão de pessoas. Uma campanha desenvolvida totalmente em nossa plataforma parceira Take Blip. 

Em suma, a adoção de chatbots nas empresas tem ganho muitos adeptos conforme a tecnologia é aperfeiçoada. A ideia de que os chatbots não são capazes de resolver os problemas do consumidor, que são impessoais ou que não conseguem substituir o atendimento humano com a mesma qualidade, é totalmente ultrapassada. Hoje a fidelização de clientes através do chatbot é fundamental em qualquer estratégia de comunicação. 

Entre em contato conosco, vamos conversar sobre as possibilidades do chatbot para o seu negócio. Somos parceiros Take, a melhor solução de chatbot do mercado brasileiro.