É Possível Aprender Novos Idiomas com um Chatbot?

É Possível Aprender Novos Idiomas com um Chatbot?

Imagine um professor de inglês que esteja disponível 24 horas por dia, mesmo nos finais de semana e feriados, muito paciente e que te ajude com as principais dificuldades no estudo de outro idioma. E se além de te responder direto por mensagens ele ainda fosse um robô? Aquilo que parecia uma obra futurista, já é possível com o avanço do chatbot para aprender novos idiomas, ou seja, ter um teacher robô não é mais uma cena de ficção.

Nisso, uma das etapas fundamentais de aprender o idioma é praticar a conversação. Por meio da conversação, você estará simulando acontecimentos e fatos reais do cotidiano. Assim, você estará muito mais preparado para ser inserido em um país estrangeiro ou entrar em contato direto com um nativo.

Outra vantagem de praticar a conversação é que você aprenderá o novo idioma de forma muito mais rápida. Além disso, você irá expandir muito mais o seu vocabulário, conhecer algumas gírias, palavras importantes e os principais comprimentos utilizados no dia a dia.

Na sequência, iremos falar mais sobre a importância de praticar algum novo idioma com um chatbot, onde praticar e como potencializar seu aprendizado com essa ferramenta importante. Confira!

Por Que Praticar Novos Idiomas com um Chatbot?

A tecnologia está em constante crescimento, os chatbots são desenvolvidos por meio de algoritmos e mecanismos heurísticos, que simulam perfeitamente o comportamento humano.

O chatbot conta com um amplo sistema de informações registradas em memória. Essas informações são como respostas programadas que são ativadas de acordo com a pergunta de quem está digitando. As respostas são rápidas e trazem ainda uma vasta gama de expressões informais que são comumente utilizadas na linguagem coloquial do dia a dia. Por isso, é uma excelente maneira de aprender uma nova língua.

Se o aluno praticar ao menos 15 minutos por dia de conversação com um chatbot, seu desempenho no idioma falado se eleva de forma considerável. Veja abaixo alguns benefícios de praticar algum novo idioma com um chatbot.

  • Organização de Pensamentos

A primeira vantagem de aprender uma língua com robôs é que você começa a organizar melhor os seus pensamentos. A partir disso, é possível construir mentalmente frases apropriadas para determinado tipo de conversação. Além disso, você consegue solucionar vários desafios que o aprendizado da nova língua pode trazer para quem está iniciando.

  • Autonomia

Aprender uma nova língua com a ajuda da Inteligência Artificial também traz maior autonomia para o estudante, que poderá aprender à sua maneira, explorar suas maiores dificuldades e aprender com cada uma delas.

  • Estimula a Criatividade

Utilizar robôs para aprender um novo idioma é divertido e estimula a criatividade. O aluno pode ter novas ideias para dar continuidade a uma conversa, aumentando ainda mais sua esfera de aprendizado.

  • Praticidade

Outra grande vantagem é, sem dúvida, a praticidade de aprender quando e onde quiser. O aluno pode praticar o novo idioma a caminho da escola, do trabalho ou até mesmo em momentos de lazer.

  • Resultado Concreto

Outro diferencial significativo é que a conversação traz resultados mais efetivos, diferente de quando o aluno tenta memorizar as palavras. Iniciar uma conversação exige muito mais empenho cerebral, o que torna uma prática eficaz no aprendizado, trazendo resultados rápidos e em tempo menor.

A Disponibilidade como Atrativo para Aprender Novos Idiomas com um Chatbot

Para as pessoas mais tímidas ou aquelas que estão começando as primeiras lições, usar um chatbot no aprendizado de um idioma estrangeiro pode trazer a vantagem de não ter o medo de errar, pensar nas frases com calma e conseguir se soltar durante o aprendizado, o que pode ajudar muito no processo. Sem a presença de outros alunos, você também consegue avançar nas lições dependendo apenas do seu ritmo e interesse. Vale lembrar que o medo e a timidez acabam também impondo barreiras para o aprendizado, e o chatbot é uma ferramenta que ajuda a quebrar essa dificuldade.

Entre os benefícios de um chatbot para aprender um novo idioma, a disponibilidade 24 horas por dia, facilita a rotina de quem estuda ou trabalha e precisa avançar com os estudos do idioma entre tarefas diárias ou mesmo nos finais de semana. Além disso, a interação com os bots estimula tanto a leitura quanto a escrita em outra língua, processos fundamentais para quem busca a fluência em diferentes contextos e ambientes, podendo ajudar inclusive quem já estuda em cursos de idiomas.

Utilizar plataformas conversacionais, com grande aderência do público, também é uma forma interessante de fomentar o ensino de um novo idioma. Fazer isso através do WhatsApp, por exemplo, é bem possível. Confira o artigo WhatsApp para Escolas: Como Utilizar o App de Forma Assertiva, de nossa parceira Take.

E se quiser saber como o Chatbot pode auxiliar na sua empresa, seja uma escola ou qualquer empreendimento, entre em contato com nossos especialistas.