Quais as Vantagens do Autoatendimento Através do Chatbot?

Autoatendimento Através do Chatbot

Quais as Vantagens do Autoatendimento Através do Chatbot?

A tecnologia está em constante avanço, potencializando a transformação digital cada vez mais. E essa transformação tem trazido também novos hábitos de consumo. O consumidor mudou e está cada vez mais conectado e exigente. Com isso, foi-se o tempo em que preço e qualidade de produto era suficiente para garantir um cliente. Em um cenário competitivo como o nosso, a grande tendência é colocar o cliente como centro de todas as estratégias do negócio, visando sua completa satisfação. E é neste cenário que está o autoatendimento através do Chatbot.

Ao longo deste artigo vamos abordar o que é e quais são as vantagens do autoatendimento através do Chatbot.

Relembrando: O que é o Autoatendimento?

Também conhecido por atendimento inteligente, o autoatendimento, como o próprio termo já sugere, não é nada além do atendimento automatizado oferecido ao cliente. Softwares com configurações pré estabelecidas, reconhecem os comandos inseridos pelo cliente e, dessa forma, oferecem respostas cada vez mais assertivas.

Ou seja, podemos dizer que o autoatendimento é como se fosse uma central de atendimento, porém automatizada. Embora pareça um conceito futurista e muito tecnológico, o autoatendimento já está presente no dia a dia da sociedade há algum tempo, como por exemplo, os caixas eletrônicos.

Além disso, existem outras ferramentas de autoatendimento que oferecem muitas vantagens para as empresas, como por exemplo os chatbots, que otimizam o contato do cliente, desafogando as centrais de atendimento, enquanto os serviços automatizados oferecem respostas mais diretas ao consumidor.

Vantagens do Autoatendimento Através do Chatbot?

Estimular a Redução de Custos

Enquanto um atendimento por telefone, em via de regra, acaba sendo muito mais oneroso para uma empresa, o autoatendimento via Chatbot acaba sendo menos custoso para uma empresa. Afinal de contas, com esse tipo de serviço, além de otimizar o seu tempo, ele diminui custos com a equipe, além da sobrecarga em canais que custam mais, como por exemplo, o próprio telefone. Portanto, é possível afirmar que uma das principais vantagens do autoatendimento é a questão financeira e, para ser mais específico, a redução de custos.

Disponibilidade Total

Com o autoatendimento através do Chatbot você fica disponível para os seus clientes 24 horas por dia, os 7 dias da semana. Dessa forma, o seu cliente não precisa aguardar o horário comercial para entrar em contato com sua empresa, o que ajuda no sucesso do cliente. E, se falamos de oferecer uma boa experiência ao cliente, também falamos da possibilidade de fidelização.

Satisfação do Cliente com Autoatendimento Através do Chatbot

A transformação digital fez os hábitos de consumo mudarem. O consumidor 4.0, por exemplo, é o consumidor altamente conectado e com mais informações. Consequentemente, ele também é mais exigente. Se antes um bom produto era suficiente, agora é preciso oferecer boas experiências. E uma das vantagens do autoatendimento através do Chatbot é justamente o foco no cliente, buscando quais são suas necessidades para, então, saná-las e, dessa forma, garantir a plena satisfação.

Autoatendimento Através do Chatbot

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Foco no Cliente

O autoatendimento direciona todo o seu foco para o cliente, uma vez que é este o responsável por apontar o que necessita para, então, ser direcionado. Além disso, esse tipo de estratégia confere autonomia para o consumidor que, como já mencionamos neste artigo, com a transformação digital está cada vez mais conectado.

Dessa forma, ele já não precisa mais esperar para ser atendido ou até mesmo precisa se deslocar ou ficar esperando no telefone. Ele pode escolher não ficar mais em uma fila com um leque de opções de autoatendimento oferecido pela empresa.

Otimização do Trabalho da Equipe

Uma das vantagens do autoatendimento é a otimização do trabalho da equipe de atendimento ao cliente. Afinal de contas, com a ferramenta de automação, também ocorre a descentralização dos atendimentos que antes estariam todos focados nos telefones e e-mails.  Além disso, com o autoatendimento através do Chatbot é possível fazer uma triagem das necessidades do cliente, de forma a direcioná-lo para a equipe mais adequada a ajudá-lo, reduzindo o número de transferências desnecessárias.

Redução do Tempo Médio de Atendimento

Com o autoatendimento o seu cliente pode escolher se realmente quer entrar em uma fila de atendimento para sanar suas dúvidas e problemas ou se prefere fazer tudo sozinho. Com isso, a espera por serviços, que no atendimento inteligente são feitos de maneira rápida, é reduzida. Podemos citar como exemplo dúvidas sobre preços e fretes no seu site, que podem ser respondidas através do Chatbot.

Reduz Falhas de Comunicação

Sim, as máquinas também podem errar. No entanto, como são programadas a partir de padrões pré-estabelecidos, as chances de erro são infinitamente menores, quando comparadas à autonomia do ser humano. Dessa forma, o atendimento inteligente oferece uma melhor experiência ao usuário, com um número menor de erros.

Por fim, oferecer autoatendimento através de Chatbot traz inúmeras vantagens.

E se você enxerga essa possibilidade para sua empresa, se acha que esta tecnologia pode agregar em seu atendimento ao cliente, entre em contato conosco. Em parceria com a Take, a Aspinbots oferece a melhor solução de Chatbot do mercado brasileiro.