Por que Utilizar Imagens nos Chatbots?

Imagens nos Chatbots

Por que Utilizar Imagens nos Chatbots?

O chatbot é uma ferramenta que aceita diversos tipos de conteúdo, como texto, áudio, vídeo, web links, menus e imagens. Todos eles já fazem parte do cotidiano do público em aplicativos de mensagens e sua utilização em assistentes inteligentes acontece de forma natural, deixando inclusive a conversa mais fluida. Nesse artigo vamos falar exclusivamente da utilização de imagens nos chatbots (figuras estáticas, gifs ou emojis). Seu uso é crescente para complementar o que precisa ser dito. 

Faz algum tempo que entendemos que uma boa imagem faz a diferença em conteúdos digitais. Estatísticas comprovam a influência do conteúdo visual na internet. Quando utilizamos imagens, artigos de blogs tem 94% mais visualizações, uma publicação no Facebook pode gerar até 2,3 vezes mais engajamento e tweets recebem 150% mais compartilhamentos. Uma explicação é que o cérebro assimila a imagem em 13 milissegundos, mais rapidamente que um texto.

Utilizando Imagens nos Chatbots

Usar imagem não serve para substituir o texto. Gifs, emojis e imagens trazem personalidade para sua marca, fazendo com que haja uma sintonia maior com o usuário que está do outro lado. Pode ser apenas um “Olá” inicial para iniciar a conversa num tom amistoso.

Temos também o exemplo de marcas que usam imagens para criar personagens, escolhendo inclusive nome para o atendente virtual. Essas ações tornam a conversa mais pessoal e aproximam o cliente da marca. A ideia de estar conversando com um robô se torna até simpática, pois visualizamos seu “lado humano” e atribuímos características afáveis que nem foram mencionadas. Reforçar a mensagem também é um dos benefícios, como o uso de emojis para destacar algo importante ou mesmo fazer contraponto a mensagem escrita.

Em algumas plataformas é possível também utilizar o carrossel de imagens para reforçar o branding, mas sempre respeitando o tom de voz e a estratégia escolhida para o posicionamento de seu assistente inteligente. Imagens para ilustrar links e botões são muito bem aceitas pelo público e podem ser uma boa ideia para estimular a interação.

Imagens nos Chatbots

Escolhendo Imagens para Chatbots

Separamos quatro dicas para levar em conta na hora de escolher quais imagens vai trabalhar no seu chatbot.

Tenha um Propósito Definido

A imagem deve complementar sua ideia. Jamais deve ser utilizada sem algum tipo de link com a mensagem. Utilizar gif ou emoji de forma incorreta pode gerar dúvidas na comunicação com o cliente. 

Não é Obrigatório ser Engraçado

Se a sua comunicação não utiliza humor, não é no chatbot que você vai começar. Muitas empresas utilizam esse tipo de posicionamento com sucesso, mas faz parte de um planejamento estratégico bem definido. A imagem engraçada no momento errado vai soar estranha.

Atente para a Otimização

Importante lembrar que mais de 90% da população acessa a internet através do seu smartphone, sendo 30% exclusivamente por esse tipo de dispositivo. Com isso, é preciso levar em conta as conexões 3G e 4G, que carregam imagens com mais lentidão. Otimize o tamanho da imagem o máximo possível.

Fuja de Excessos

A base da conversa através do chatbot é a mensagem de texto. Imagens em demasia podem provocar ruídos na comunicação. Elas devem ser usadas como complemento, um apoio gráfico, jamais como mensagem fim.

Seja Leal ao Posicionamento

Aqui retomamos um pouco a dica sobre a utilização do humor. A comunicação de uma empresa deve estar alinhada em todas as mídias e plataformas. O avatar do chatbot, por exemplo, deve ser coerente com a persona. O seu discurso deve ser um só. Um chatbot pode ter um tom mais amigável, humano, mas nunca sair do caminho já traçado na sua estratégia de branding.

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