Chatbot no Funil de Vendas

Chatbot no Funil de Vendas

Se você leu algum de nossos artigos, já entendeu que os atendentes inteligentes não se resumem ao atendimento para geração da segunda via do boleto. Obviamente eles são fundamentais para desafogar o setor de atendimento. Responsáveis, principalmente, pelo primeiro atendimento e resolução de questões menos complexas, eles podem ocupar outros espaços importantes dentro da organização empresarial. Por exemplo, você sabia que os chatbots podem atuar no funil de vendas, auxiliando em todas as etapas desse modelo de acompanhamento da jornada do cliente?

E agora vamos explicar como e onde os atendentes inteligentes podem colaborar com os setores de marketing e comercial no funil de vendas.

Atração

Ter um chat inteligente disponível para atendimento é o primeiro passo para atrair um interessado. Mas não basta oferecer o canal de atendimento e não trabalhar ele estrategicamente. O setor de atendimento precisa munir o chatbot (contato inteligente) com o máximo de respostas e dados possíveis. Conquistar a satisfação de um cliente exige preparo.

Lembre de oferecer o assistente inteligente no maior número possível de plataformas, principalmente Messenger, WhatsApp e Site. Estabeleça um diálogo humanizado, tire todas as dúvidas e faça desse um momento de despertar o interesse pelo seu produto ou serviço.

Geração de Leads

Os atendentes inteligentes podem gerar novos leads, sim. Além de solicitar dados básicos para cadastro (nome, e-mail, telefone), o chatbot pode ser utilizado como uma ferramenta ativa no site. Seja oferecendo produtos ou conteúdos relevantes, de acordo com a página que o visitante está navegando e com o histórico de buscas e navegação do usuário.

Bots Inteligentes são capazes de aprender a cada interação, produzindo assim leads qualificados. É o momento de aprender mais sobre o usuário e coletar informações essenciais para o envio de materiais mais segmentados. 

Nutrição

Com o lead qualificado em mãos, é chegada a hora de nutrir esse relacionamento. Nesse momento a estratégia é primordial, pois você está preparando o cliente para a decisão de compra. 

O chatbot pode atuar através do e-mail, o meio mais comum para nutrição, respondendo rapidamente qualquer interação do cliente para estabelecer diálogo e proximidade. Ou enviar através das redes sociais, por exemplo, ofertas exclusivas e informações relevantes sobre o produto.

Conversão

O objetivo final. Ao longo do funil o atendente inteligente otimiza o tempo do cliente e da empresa, diminuindo consequentemente o custo da operação. A decisão de compra é facilitada pela automação de contatos e assertividade do atendimento, itens fundamentais no processo de escolha.

Ao oferecer personalização ao longo do funil de vendas, o assistente virtual inteligente possibilita ao cliente uma jornada diferenciada. 

Dependendo do modelo de negócio, o chatbot pode também finalizar a venda. Em aprimoramento constante, o  atendente inteligente pode participar ativamente dessa etapa crucial. Ele pode atuar mostrando valores de frete, prazos, diferentes formas de pagamento e finalizando o processo dentro do próprio chat.

O chatbot na etapa de conversão é responsável pelo aumento das vendas e redução do abandono de carrinho. Responsável assim por gerar maior lucratividade para o negócio e maior comodidade para o cliente.

Pós-Venda  

Ao citar pós-venda a primeira coisa que pensamos é na pesquisa de satisfação. Esse é um caminho muito importante para entender a opinião do cliente sobre o produto, serviço, atendimento e outros itens mensuráveis que podem ser aprimorados. Mas outras ações podem ser realizadas pela empresa utilizando a automação de atendimento. Oferecer suporte para utilização do produto adquirido é um exemplo interessante. Apresentar produtos complementares, que supram outras necessidades já entendidas sobre esse cliente também faz parte de uma boa estratégia.

No pós-venda a tática de nutrição de leads deve ser novamente estabelecida. Fidelizar o cliente é estratégico para que ele volte ao começo da jornada de compra.

Gostaria de contar com um atendente inteligente auxiliando no seu funil de vendas? Entre em contato com a Aspinbots, especialista em automação no atendimento.



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