Inteligência Artificial no Relacionamento com Clientes

Inteligência Artificial no Relacionamento com Clientes

Com a chegada da Transformação Digital, tivemos diversos conceitos novos popularizados em nossa sociedade. Inteligência Artificial (IA) é um deles. Uma solução que impacta diretamente nos resultados de empresas e indústrias, nos mais diversos setores, pois possibilita um aumento notável de produtividade. 

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São três os pontos principais que a Inteligência Artificial está atuando para o crescimento econômico de organizações.

1 – Automatização Inteligente

Através da Inteligência Artificial é possível analisar dados em larga escala, facilitando tomadas de decisões e diminuindo a margem de erro de qualquer ação. Além dessa confiabilidade, a Inteligência Artificial possibilita uma base maior de novas informações, que podem gerar ideias e oportunidades que não haviam sido visualizadas.

2 – Aumento da capacidade de entrega de trabalho

Os funcionários de uma empresa podem delegar tarefas de baixo valor agregado à IA e serem mais produtivos em suas tarefas principais. A Inteligência Artificial pode também ajudar as empresas a maximizarem suas taxas de utilização de ativos.

3 – Difusão da Inovação

Em terceiro lugar, mas não menos importante, é a difusão de inovação. Ao acelerar o desenvolvimento de novos produtos, a IA aumenta a inovação, elimina custos redundantes e gera novos fluxos de receita, aumentando a lucratividade.

Um exemplo básico: é através da IA que a Netflix sabe quais séries indicar para você, ou quais anúncios o Instagram vai apresentar em seu feed. Através de algoritmos e Machine Learning, as grandes plataformas conseguem aprender seu gosto pessoal, entender suas buscas e oferecer mais das coisas que você gosta. 

O que é Machine Learning?

 

Para conversarmos sobre Inteligência Artificial, precisamos definir Machine Learning, uma expressão que aparece de forma recorrente linkada ao assunto. Esse conceito é um subcampo da IA, é responsável pelo aprendizado em cima de dados obtidos. Reconhecer padrões e modificar seu comportamento para atender esses padrões é o seu trabalho. Um exemplo de uso do Machine Learning é nos tradutores automáticos, onde a tradução é melhorada a cada instante, pois vai percebendo nuances das diferentes línguas que somente o estudo dos falantes pode proporcionar.

Onde entra o Chatbot?

 

Alguns dos setores mais privilegiados pela Inteligência Artificial são o marketing, a comunicação, o comercial e o setor de atendimento. Diversas ferramentas surgiram nos últimos anos com a capacidade de acelerar vendas e estimular o relacionamento com os clientes.

Uma das maneiras da inteligência artificial auxiliar nos setores comercial e de relacionamento das organizações é através dos chatbots (também chamados carinhosamente aqui na Aspinbots de Contatos Inteligentes). Como já explanamos em alguns artigos, chatbots podem ser inteligentes, ou seja, com inteligência artificial para entenderem a demanda e responderem corretamente.

O assistente virtual inteligente possibilita um atendimento automatizado e humanizado. Com a capacidade de aprendizado cada vez maior, os atendentes inteligentes estão evoluindo sua capacidade de interação, saindo da velha resposta pronta que estávamos acostumados. Esses robôs utilizam processamento de linguagem natural para interpretar a consulta do cliente se concentrando nas palavras-chave e depois nas respostas. 

Além disso, bots podem aprender a sugerir soluções e fazer buscas correspondentes, por conta própria, para melhor atender. Os robôs de bate-papo já são parte fundamental da estratégias de vendas, orientando o público nos mais diversos canais de atendimento, resolvendo problemas de baixa e média complexidade e otimizando o tempo de resposta aos usuários.

E se engana quem pensa que o ápice da inteligência artificial é o assistente inteligente como conhecemos. Estamos entrando numa nova era da tecnologia. Certamente você já ouviu falar nos assistentes Alexa, da Amazon; no Google Assistente, instalado em qualquer Android ou ainda na SIRI, a famosa assistente do IOS. A tecnologia atual nos indica um futuro não muito distante totalmente baseado em comandos por voz. Mas isso é conversa para mais adiante aqui no blog.

Pensando em implementar assistentes inteligentes na sua organização? Converse conosco. Vamos elevar seu setor de atendimento ao que há de mais inovador no mercado da tecnologia.