Recursos de Integração dos Chatbots

Recursos de Integração dos Chatbots

Ao longo dos artigos de nosso blog falamos sobre a importância do chatbot, seu uso em vários canais de comunicação, tipos de conteúdo que podem ser planejados e outras especificidades dessa solução. Este artigo tem como objetivo informar que um chatbot não é MAIS UMA plataforma para tomar tempo de seu negócio e demandar mais recursos humanos para o gerenciamento. Pelo contrário, o chatbot vem somar aos processos e plataformas já existentes dentro da empresa, um complemento cada vez mais necessário para automação de atendimentos primários, que exigem solução rápida e são de simples execução, facilitando a rotina da organização. O chatbot trabalha de forma integrada ao ecossistema da empresa.

Integrado aos sistemas que a empresa já utiliza, o bot vai aproveitar todo o banco de informações do cliente em atendimento e ainda acrescentar outros dados gerados a partir de novas conversas. A integração pode ser com softwares já utilizados pelos departamentos de marketing, vendas e financeiro, como podemos visualizar abaixo:

Integração com Provedores de Inteligência Artificial

O seu chatbot de atendimento pode ser utilizado juntamente com o Watson, da IBM, por exemplo. A cada novo atendimento o bot vai aprender coisas novas e ficar mais eficaz, afinal uma inteligência artifical amadurece a cada interação humana. Além do Watson, a integração pode ser feita com o Luis, solução de IA da Microsoft e do Dialogflow, do Google.

Integração com Canais de Publicação

O chatbot pode operar em diversos canais de publicação, como no seu site, através de e-mail e nas plataformas mais populares de conversação (Messenger, Skype, Telegram e WhatsApp). Operando em múltiplos canais, o atendimento ao seu público será mais amplo e abrangente. As pessoas não utilizam somente um canal para fazer contato, é preciso estar atento e preparado para atender de forma universal.

Integração com Ferramentas de Analytics

É possível também integrar o chatbot com algumas ferramentas de análise de dados, como o novíssimo Chatbase, do Google, que oferece ferramentas para tornar a análise e a otimização para chatbots mais simples. Lembre que é através do conhecimento dos dados que aperfeiçoamentos poderão ser realizados. Para a equipe de marketing é um expediente importante para suprir outras áreas com inteligência. Atualmente também é possível integrar com o Botanalytics e Dasbot.

Integração com Canais de Atendimento

Escrevemos em outro artigo sobre nossa Plataforma de Transbordo. Uma ferramenta que integra o chatbot com o atendimento humano, oferecendo uma melhor experiência para o usuário que necessita de uma resposta mais complexa. O chatbot não veio para substituir o atendimento humano, veio para acrescentar e otimizar processos. Para empresas que usam Salesforce, temos integração nativa com Salesforce Live Agent.

Integração com Gateways de Pagamento

Com o crescimento exponencial do e-commerce, a integração com um gateway de pagamento não poderia ficar de fora. Você pode receber pagamentos via PagSeguro, através do seu chatbot. 

Nossa plataforma de chatbot é abrangente e está em constante evolução, sendo a solução certa para inúmeras demandas de sua empresa. 

Otimize o tempo de seus colaboradores, seja estratégico, entre em contato com a Aspinbots.



WhatsApp chat