Tipos de Conteúdo para Chatbot

Tipos de Conteúdo para Chatbot

O Chatbot pode ser utilizado em diversos canais de comunicação, como WhatsApp, Messenger, o Chat Online de um site, entre outros. A tabela abaixo mostra os tipos de conteúdo que alguns canais permitem. O conteúdo a ser utilizado depende muito do serviço prestado pela empresa e do planejamento da área de atendimento. Alguns desses recursos exigem um aprofundamento maior e outros são mais básicos.

Na figura acima é possível verificar que o canal Whatsapp ainda não permite alguns dos conteúdos. Conheça cada um deles e sua funcionalidade:

Texto

É o envio de uma mensagem de texto padrão para o usuário. A forma básica de comunicação dentro de um chat.

Quick Reply

Envio de uma mensagem com opções de respostas pré-determinadas, onde o usuário só precisa clicar na resposta para enviar. São respostas rápidas para que o bot dê continuidade à conversa. Aqui é importante pensar na variedade de opções fornecidas ao cliente, para que seja de fato uma resposta rápida.

Imagem

As imagens são um excelente recurso para deixar a conversa mais atrativa, em alguns casos até substituindo textos maiores, como no envio de um infográfico. O envio de uma imagem pode ser realizado através de upload ou compartilhando url.

Carrossel

Envio de vários conteúdos em uma única mensagem. São imagens no formato carrossel, com opções de seleção dependendo do serviço oferecido. Recurso importante para causar impacto visual e emocional no usuário.

Menu

É o envio de um menu de texto para o cliente fazer uma escolha a partir de sua seleção. O menu deve apontar, em suas opções, para pontos específicos do chatbot, a fim de que a conversa seja direcionada corretamente.

Áudio

Envio de uma mensagem de áudio para o usuário. Um tipo de conteúdo menos utilizado em chatbots, mas em crescimento. Com a popularização de mensageiros instantâneos (WhatsApp, Messenger, Telegram) o áudio está se popularizando por sua praticidade.

Vídeo

Envio de vídeo através de upload ou compartilhando url. Opção para demonstrar produtos, apresentações de serviços ou até mesmo um conteúdo institucional da organização.

Documento

Envio de um documento, um pdf. por exemplo. Realizado através de upload ou compartilhamento de url. Item importante para envio de boletos bancários, envio de nota fiscal, pedidos e outros comprovantes em geral.

Envio de Localização

Envio de uma mensagem com um mapa que aponta uma determinada região geográfica. Um exemplo de uso é quando o usuário deseja receber o endereço da sede ou de uma filial mais próxima da empresa.

Solicitação de Localização

Envio de um pedido de localização, onde o usuário clica e automaticamente e compartilha suas coordenadas geográficas. Pode ser utilizado para serviços de entregas.

Web Link

Permite o envio de um link para uma página da web, podendo aparecer o título do link, descrição e miniatura de uma imagem. O envio de link pode ser amplamente utilizado para o compartilhamento de conteúdo.

Conteúdo Dinâmico (Conteúdo HTTP)

Conteúdo especial que possibilita a geração de dados dinâmicos. Em algumas situações específicas, pode ser necessário enviar um conteúdo que varia de acordo com uma ou mais condições. Imagine, por exemplo, que o bot de um e-commerce precisa enviar um carrossel com todas as opções de produto de uma determinada categoria. Para construir o carrossel, é necessário analisar várias informações, como quais produtos estão disponíveis, seu preço e a quantidade disponível em estoque. Somente após essa análise é possível montar e enviar o conteúdo para um usuário. Atualmente, é possível criar Menus, Quick Replies e Carrossel do Conteúdo HTTP.

 

Ainda em dúvida de como funciona um chatbot e quais os tipos de conteúdo podem ser trabalhados nele? Entre em contato com a equipe Aspinbots, estamos prontos para auxiliar você.



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