Como o Marketing Conversacional pode Aperfeiçoar seu Negócio

Como o Marketing Conversacional pode Aperfeiçoar seu Negócio

A não ser que você seja um especialista em pintura, entrar numa loja de tintas para comprar as novas cores da sua casa não é tarefa fácil. Nessa situação, qual a primeira coisa que você vai fazer? Chamar o vendedor. Ele vai dar as dicas certeiras de tipos e marcas, de acordo com suas necessidades, direcionando a compra e fazendo com que você saia satisfeito com a aquisição e o atendimento. E numa loja virtual, como fazer essa aproximação? Como prezar pelo bom atendimento dentro de um site de e-commerce? Marketing Conversacional é a resposta.

Definindo Marketing Conversacional

Também chamado de Marketing de Conversação, esse novo conceito é uma estratégia para diminuir o ciclo de venda, obter mais dados e assim entender melhor o consumidor, criando uma experiência humanizada e potencializando conversões na jornada de compra. Cria da Indústria 4.0, o Marketing Conversacional é totalmente baseado na tecnologia, seja através de chats e redes sociais, com a presença de vendedores e especialistas, ou através de chatbots, baseados em inteligência artificial. Sites com grande demanda, obviamente, não conseguiriam atender todos os usuários, assim surgiram os bots para atender o cliente em qualquer hora do dia, prestando um serviço personalizado.

Benefícios do Marketing Conversacional

Podemos dividir em 7 os principais benefícios:

  • Economia do Tempo

O atendimento é realizado em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde o bot identifica e soluciona dúvidas pontuais do usuário, a qualquer tempo, fazendo que o lead avance por conta própria no processo de compra. Preenchimento de formulário ou envio de e-mail estão ficando para trás, o cliente não quer mais esperar a resposta para o dia seguinte. Agilidade e eficiência aumentando a conversão.

  • Escalabilidade

Imagine quantos vendedores de prontidão uma grande empresa precisaria ter para atender todas as perguntas de um site de compras. O uso de chatbots visa atender de forma personalizada e rápida. Um chatbot pode atender inúmeros clientes ao mesmo tempo, de maneira ininterrupta, a qualquer horário.

  • Engajamento

Deve ser um dos focos do chatbot. Ao atingir usuários que estejam, por exemplo, abandonando o carrinho, ele pode reverter a ação, gerando engajamento. Essa parte deve ser muito bem planejada pela equipe de desenvolvimento, pois são necessárias boas estratégias para manter o diálogo ativo com o consumidor. A comunicação deve ser focada no usuário que demonstra real interesse.

  • Personalização

A personalização é essencial no Marketing Conversacional, através do máximo de informações captadas, como cruzamento de dados pessoais, respostas-chave e dados de navegação, pode-se contextualizar a conversa e oferecer uma experiência única, pessoal e humanizada. Entendendo o perfil e comportamento do cliente é possível ser mais eficiente no atendimento.

  • Qualificação de Leads

O grande desafio para qualquer empresa é a identificação de leads qualificados. Nem todo usuário que está navegando é um potencial comprador. E mais uma vez o Marketing de Conversação é peça fundamental. Identificando exatamente o que o cliente precisa, o bot entregará para a equipe de vendas um lead qualificado e melhor posicionado no funil de vendas, facilitando o fechamento do negócio

  • Aumento da Produtividade

Com o recebimento de leads qualificados, o setor comercial vai concentrar esforços em quem está propenso a compra, não perdendo tempo com curiosos. Assim é possível apresentar ao cliente exatamente o produto que ele precisa. Automatizando o processo de entrada de leads, a equipe de vendas vai melhorar seu desempenho e produtividade, podendo dedicar mais tempo para relacionamento e estratégia.

  • Resposta do Consumidor

Através da coleta do máximo de informações possíveis, identificação dos desejos do lead e da busca de humanização na qualidade e prontidão da resposta ao cliente, é criada uma relação sólida com o consumidor, onde pode ser obtida de forma rápida e precisa um feedback em relação ao atendimento, produtos e empresa.

Implemente o Marketing Conversacional

Estamos condicionados pelas facilidades tecnológicas, como no WhatsApp, a obter respostas rápidas. Ninguém mais tem paciência para esperar um e-mail, um telefonema. O Marketing Conversacional possibilita que essa pressa do consumidor seja atendida dentro das plataformas de comunicação das organizações. Sites, Facebook e WhatsApp, por exemplo, possibilitam a personalização do atendimento através de chatbots, fazendo com que o cliente seja atendido com mais rapidez e assim, seja fidelizado.

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