WhatsApp e seu Uso Empresarial

WhatsApp e seu Uso Empresarial

WhatsApp, Whats ou simplesmente Zap para os mais íntimos, é um fenômeno, todos sabem. Lançado em 2009 e comprado pelo Facebook, em 2014, por U$16 bilhões, o aplicativo é sucesso em todos os países da América Latina, Índia, Alemanha, Inglaterra, Nigéria, África do Sul e muitos outros. Estima-se que o serviço seja o app mais usado no mundo, tendo chegado a uma marca de 200 milhões de usuários mensais (2019) e sido baixado por mais de 1,5 bilhão de usuários (2018). No primeiro trimestre do ano, de acordo com levantamento feito pela SensoTower, foi o campeão de downloads tanto para iOS quanto para Android, tendo 223 milhões de novas instalações.

No Brasil, especificamente, ele é a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas. Por ser um app leve e simples de usar, performando em qualquer tipo de smartphone, sua penetração ocorreu em todas as camadas sociais e etárias da nação. Inclusive, foi fundamental nas eleições de 2018, sendo alvo de críticas e assunto principal em debates políticos.  

WhatsApp para empresas

Ainda em dúvida sobre o potencial do WhatsApp na modernidade? Faça um exercício mental: pense quantos telefonemas você recebeu hoje e quantos diálogos começaram no WhatsApp (vale áudio e texto). Foram pouquíssimos telefonemas e foram muitas mensagens no aplicativo, certo?

Essa é a realidade de nossos dias.

E no meio profissional não poderia deixar de ser diferente. Cada vez mais, reuniões são marcadas, demandas geradas e sobretudo, negócios são fechados. Já é comum encontrar empresas que utilizam o WhatsApp para o atendimento e relacionamento com o consumidor. Utilizar o app é fácil, confiável, deixa tudo documentado, é rápido e pode ser feito em qualquer hora e lugar (dependendo da existência de uma rede de internet, claro).

Três tipos de WhatsApp

Toda essa comoção em torno do WhatsApp fez com que seus desenvolvedores dividissem a ferramenta em três, para assim suportar a crescente demanda das organizações e suas variadas formas de uso.

WhatsApp Messenger: O WhatsApp que conhecemos. Aquele aplicativo que baixamos em nossos celulares através da Google Play ou Apple Store e utilizamos para todo o tipo de conversa. Ele é utilizado principalmente por pessoas físicas.

WhatsApp Business: Também um aplicativo. Lançado no início de 2018, ele foi desenvolvido para uso de pequenas e médias empresas. O app empresarial buscou aperfeiçoar a experiência comercial que já vinha sendo feita com o modelo tradicional. Tornando a conta um perfil oficial da organização, o WhatsApp deixa a comunicação empresa x cliente mais segura, transparente, pois o usuário sabe que se trata de um perfil comercial. Possibilita ainda a separação entre conta pessoal e profissional dentro da empresa, evitando assim uma série de problemas decorrentes da utilização de material pessoal em ambiente profissional. A versão Business serve para prospectar, engajar e atender de uma forma melhor e profissional.

Essa versão também permite exibir o nome da marca, a descrição do negócio, endereços físicos e de e-mail, horário de atendimento, site oficial e até informação sobre valores. Outra facilidade é o pequeno nível de automação que pode ser administrado, como saudações de boas-vindas e agradecimento. Métricas básicas sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas também são disponibilizadas para o administrador do WhatsApp Business, além da possibilidade de usar marcadores para as conversas, deixando assim o ambiente do aplicativo mais organizado.

Whatsapp Business API: Também conhecido como WhatsApp Enterprise. Não é um aplicativo. É uma solução que agrega as funções do business mas conta também com todo potencial de automação que sua API fornece. É a solução mais avançada para uso do WhatsApp. Criado para marcas de médio e grande porte ele permite gerenciamento de usuários, interface com sistemas de CRM, notificações em massa, agentes múltiplos e o mais importante: chatbots.

Funcionamento do WhatsApp Business API

Comunicação eficiente, escalável e automatizada. Sua empresa terá uma governança maior de como está sendo feita a comunicação. Esses são os benefícios que essa poderosa ferramenta propõe.

Através dela sua empresa poderá enviar notificações para toda uma base de clientes, que receberá seu conteúdo em qualquer lugar, com índice altíssimo de abertura e leitura, muito mais eficaz que um disparo de e-mail marketing ou SMS. Lembrando, claro, que certas normas devem ser cumpridas, caso contrário a API não autoriza o seu disparo. Seguem abaixo alguns exemplos:

Disparo Permitido pelo WhatsApp: dúvidas, marcação de reservas, pós-vendas, acompanhamento de pedidos, perguntas frequentes, boletos, atendimento humano, lembretes de compromisso, atualizações de pedidos, rastreamento de produtos, confirmações de voo, notificações de checkin e diversos outros comunicados que não entrem na lista de spam.

Disparo Recusado pelo WhatsApp: promoções, propaganda relacionada à empresa, envio de ofertas, conteúdo adulto, bebida alcoólica, drogas, cigarros e armamentos.

Todo e qualquer contato de sua lista só estará autorizado a receber notificações após opt in do usuário e toda notificação deve ser submetida à aprovação pela ferramenta. As regras do WhatsApp são extremamente rígidas, podendo sua violação ocasionar a suspensão ou ainda o cancelamento da conta.

Utilize o WhatsApp Business API em Sua Empresa

A implementação do WhatsApp Business API deve ser feita com suporte profissional de um provedor de serviços, pois ela é complexa e exige conhecimento aprofundado da plataforma. Desbrave todo o potencial do WhatsApp Business API com a AspinBots, faça desse canal um aliado para atrair novos clientes, reter os existentes e automatizar sua comunicação.

Profissionalize o seu atendimento.



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