Principais benefícios do uso de chatbots

Principais benefícios do uso de chatbots

Eles vieram para ajudar você e sua empresa a melhorar o atendimento, reduzir custos e a vender mais. A tecnologia por trás dos chatbots avançou significativamente e está se pulverizando em vários setores dentro das organizações. O objetivo deste artigo é exemplificar alguns benefícios do uso de chatbots para a sua empresa e também para o seu cliente final.

Certamente você já passou por alguma experiência ruim em algum canal de atendimento telefônico (call center). Provavelmente, foram vários minutos ao telefone, aguardando atendimento, com uma música insuportável ou inúmeros encaminhamentos até que um atendente passasse a lhe dedicar alguma atenção. Isto quando a ligação simplesmente não caía. Este é um cenário típico de aplicação aderente para um chatbot – canais de atendimento e relacionamento com o cliente. Boa parte das demandas atendidas em um call center podem ser direcionadas a um chatbot específico.

Além deste cenário mais evidente (atendimento ao cliente), os chatbots podem ser utilizados em diversos setores, para as mais diversas funcionalidades. Veja abaixo um quadro relacionando os principais benefícios.

Benefícios gerais:

  • Alta disponibilidade em atendimento, 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Broadcast para comunicação em massa (cupom de desconto, ofertas, promoções);
  • Captação de leads para sua empresa;
  • Comunicação por vários canais já conhecidos pelos clientes;
  • Economia e qualidade no atendimento;
  • Empoderamento do seu cliente final, que pode resolver sozinho suas demandas e solicitações;
  • Alto índice de resolução no primeiro contato;
  • Índices elevados de satisfação do cliente no canal de atendimento;
  • Venda de produtos e serviços, com ofertas personalizadas;
  • Integração com bases de conhecimento pré-existentes.

Benefícios para sua empresa:

  • Atendimento 24hs por dia, 7 dias por semana ou em dias e horários pré-determinados;
  • Um novo canal de atendimento para seus clientes que utilizam o Facebook Messenger ou WhatsApp;
  • Interações automatizadas e inteligentes com seus clientes, com alto nível de engajamento;
  • Envios de informação em massa (broadcast);
  • Economia e qualidade no atendimento.

Benefícios para os seus clientes:

  • Ser atendido de imediato, sem fila de espera ou ligações ocupadas;
  • Nova opção de atendimento em um canal já conhecido e consolidado (Facebook Messenger ou WhatsApp, por exemplo) sem precisar instalar um novo app no dispositivo;
  • Experiência única do usuário, com atendimento de forma personalizada, prática e imediata;
  • Receber informação solicitada e personalizada em seu canal preferido;
  • Empoderamento do cliente no relacionamento com o fornecedor – que poderá ser atendido no seu canal preferido, de forma imediata, no local e horário que lhe for mais conveniente.


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