Chatbots – uma pequena introdução

Chatbots – uma pequena introdução

Existem muitas definições para chatbots e nós também temos a nossa. Para a AspinBots, chatbots são assistentes virtuais (basicamente softwares, baseados em inteligência artificial) que atuam nas plataformas de trocas de mensagens ou canais de conversa (chats), simulando a interação de um ser humano.

Mas afinal, onde eles estão? Hoje os chatbots podem ser encontrados em diversos locais, porém eles estão mais difundidos em plataformas de mensageria como o Facebook Messenger, chats e Telegram e, mais recentemente, também no WhatsApp. É possível também disponibilizar um chatbot em portais/sites, e-mail, aplicativos, Skype e SMS.

E para que são construídos?

Na nossa visão, a principal missão de um chatbot é facilitar a vida das pessoas, trazendo comodidade e resolvendo problemas do seu dia a dia. Além disso, os chatbots podem entender alguma necessidade do usuário, oferecendo serviços e produtos para resolver essa necessidade.

Onde e como podem ser utilizados?

Os chatbos podem ser utilizados em inúmeras situações. Na AspinBots, nós estamos trabalhando atualmente com 3 verticais principais:

Atendimento

Neste cenário, a aplicação é bastante vasta. Vai desde a geração de uma segunda via de cobrança até registrar uma reclamação qualquer. Geralmente é possível automatizar as rotinas repetitivas de uma operação e com isso ganhar em produtividade e bom atendimento. Mais alguns exemplos de aplicação:

  • Alterar data de vencimento de cobrança;
  • Solicitar códigos ou números (matrícula, contrato);
  • Tirar dúvidas sobre produtos ou serviços.

Neste cenário, a aplicação é bastante vasta. Vai desde a geração de uma segunda via de cobrança até registrar uma reclamação qualquer. Geralmente é possível automatizar as rotinas repetitivas de uma operação e com isso ganhar em produtividade e bom atendimento. Mais alguns exemplos de aplicação:

Imagine a satisfação de um cliente que hoje fica 10 minutos aguardando no telefone para um atendente lhe passar a segunda via de uma cobrança, poder gerar essa segunda via utilizando o Messenger do Facebook, sem depender de um contato ou atendimento humano? E o melhor, quando e onde ele quiser! Trata-se de empoderar o usuário ou cliente, permitindo que ele use o canal de atendimento da forma mais conveniente.

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Comercial

Não diferente do atendimento, na área comercial o uso de chatbots visa facilitar a escolha e compra de produtos e serviços. Você pode disponibilizar informações a respeito de produtos e serviços e facilitar o processo de compra.

Veja algumas aplicações no comercial:

  • Pedidos de comida;
  • Ofertas personalizadas;
  • Obter informações de imóveis;
  • Venda de ingressos;
  • Venda de assinaturas;
  • Contratar serviços;
  • Captação de leads.

Interatividade

Por fim, nossa terceira vertical é a interatividade. Neste cenário, o objetivo é oferecer chatbots que interajam e se comuniquem com as pessoas. Além de atender bem e oferecer produtos para os clientes comprarem, nosso pensamento é que as empresas podem interagir com os seus clientes através dos chatbots.

Imagine que bacana seria se uma rádio ao invés de solicitar que seus ouvintes enviassem um e-mail para o comunicador para participar de um sorteio, disponibilizasse um chatbot no seu Facebook!

Veja algumas aplicações deste tipo de chatbot:

  • Pedidos de música;
  • Feedbacks;
  • Sorteio e promoções;
  • Cupons de desconto;
  • Envio de push / notificações com conteúdo personalizado.

As possibilidades de aplicação de chatbots são vastas o suficiente para afirmarmos que qualquer segmento pode se beneficiar da tecnologia. Entre em contato conosco para desenvolvermos em conjunto uma solução para o seu negócio!